Após renúncia, prefeitura de Cabedelo já é disputada por sete pretendentes

Um dia depois da renúncia de Leto Viana (PRP) do cargo de prefeito de Cabedelo e do pedido para realização de eleições suplementares para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito do município, sete nomes se credenciam para disputar o comando da cidade que detém o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Dentre eles, dois já foram lançados oficialmente como pré-candidatos: o prefeito interino Vitor Hugo (PRP) e o presidente municipal do Psol, Marcos Patrício.

Fora a eles dois, os outros nomes que estão se movimentando para o pleito previsto para acontecer até fevereiro, são os do deputado estadual Trócolli Junior (Podemos); do presidente do PSB em Cabedelo, Salles Dantas; da ex-candidata a prefeita e ex-primeira-dama do município, Eneida Régis (PSL); do suplente de deputado estadual Artur Filho (Podemos); e da presidente da Câmara Municipal, Geusa Ribeiro (PRP). Outros devem surgir até a definição do calendário eleitoral pelo TRE-PB, devendo ser uma das disputas mais acirradas da história de Cabedelo.

O prefeito interino Vitor Hugo fez o lançamento da sua pré-candidatura no mesmo dia em que foi entregue na Câmara Municipal a carta renúncia de Leto Viana. Hugo disse que coloca o nome a disposição dos cabedelenses para continuar reconstruindo a cidade. Em um vídeo divulgado nas redes sociais ele lembra conquistas do município desde que assumiu os destinos do município.

Nessa quarta-feira (17), o Psol lançou a pré-candidatura de Marcos Patrício para prefeito. O anúncio foi feito pelo presidente estadual, Tárcio Teixeira, que destacou a importância de novas eleições diretas, neste momento, em que há necessidade de uma verdadeira e legítima transformação e renovação política na cidade, e que possa apontar para um novo caminho de desenvolvimento e moralidade.

Marcos Patrício disse que a decisão de colocação do seu nome na disputa é resultado de sua participação em todo o processo junto com outros partidos e entidades civis para aprovar a abertura do processo de impeachment. “Atuamos fiscalizando e cobrando agilidade da comissão processante”, comentou.

Juiz comunica ao TRE  pre

O juiz Antônio Silveira Neto, da 57ª Zona Eleitoral de Cabedelo, recebeu nessa quarta-feira (17) o comunicado oficial da renuncia de Leto Viana pela Câmara Municipal, as respectivas vacâncias dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município, e pedido de realização de eleições suplementares na cidade portuária.

Assim que recebeu a documentação encaminhada pela presidente da Câmara, Geusa Ribeiro Dornelas (PRP), o magistrado encaminhou o requerimento de eleições suplementares para o TRE-PB, a quem caberá todas as deliberações sobre o processo eleitoral, que deve ocorrer até fevereiro, por meio de resolução específica, contendo as regras e o calendário eleitoral.

“O pedido será despachado para um relator, depois que ele formular seu relatório, contendo a minuta da resolução que será submetida a Corte Eleitoral, contendo a data da eleição, definição do inicio do prazo para as convenções partidárias que escolherão os candidatos e início da propaganda eleitoral e demais prazos. É o mesmo procedimento de uma eleição normal”, comentou.

O magistrado acredita que a eleição deve acontecer até fevereiro de 2019, em razão da obediência aos prazos. “Provavelmente não estarei aqui porque minha atuação se encerra em janeiro”, comentou.

TJ escolhe duas listas

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, na tarde dessa quarta-feira (17) indicou duas listas tríplices para preenchimento de duas vagas de membro substituto, na categoria de Jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

As vagas serão preenchidas no dia 19 de janeiro de 2019, com os términos dos biênios dos advogados Márcio Maranhão Brasilino da Silva e Aécio de Souza Melo Filho. Conforme Edital nº 01/2018, relativo à vaga do advogado Márcio Maranhão Brasilino da Silva, foram indicados para compor a lista os advogados Glauber de Lucena Cordeiro (14 votos), Helionora de Araújo Abiahy (13) e Silvino Crisanto Monteiro (8).

No Edital nº 02/2018, cuja vaga a ser preenchida é a de Aécio de Souza Melo Filho, integraram a lista Helionora de Araújo Abiahy (13), Aécio de Souza Melo Filho (11) e Glauber de Lucena Cordeiro (10).

O processo de composição ocorreu com base no pedido feito pelo presidente da Corte eleitoral paraibana, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, por meio do Ofício nº 1791/2018, solicitando a indicação de lista tríplice, a teor do artigo 4º, II, do Regimento Interno do TRE-PB; e na forma do disposto no artigo 120, § 1º, III; e 121, §2º, da Constituição Federal.

Correio da Pb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: